Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Não sei se estão familiarizados com o programa da AFS, por isso passo a explicar:
A AFS é uma organização que tem como objectivo aumentar a compreensão, respeito e paz entre os vários povos existentes no nosso mundo, essencialmente através de programas de intercâmbio de jovens. Esta trabalha essencialmente com jovens visto que pretende formar uma nova geração de Homens "dispostos a lutar por um mundo mais justo."
Um ano de intercâmbio sempre foi algo que tive interesse em fazer, mas como as condições não se deram, acabei por adiar. Ainda por cima, os programas dos países que eu mais gostava acabavam em Julho, depois dos exames nacionais, e, portanto, não teria a oportunidade de apresentar os exames como aluna externa e seria obrigada a repetir o ano em Portugal. Isso nunca foi uma hipótese.
Como sabia que nunca poderia ser eu a sair, comecei a sonhar com a hipótese de receber alguém. Subscrevi a newsletter da AFS e falei com os meus pais sobre essa possibilidade. No entanto, sabíamos que o próximo ano seria complicado e que o facto de sermos 5 em casa não iria resultar.
Durante esta semana, recebi um email a dizer que vários estudantes que decidiram vir para Portugal ainda não tinham casa. Por curiosidade, fui ver os perfis desses alunos e acabei por encontrar alguns com que me identifiquei bastante. Falei com os meus pais, um pouco por alto. A minha irmã vai fazer o mestrado no estrangeiro e o seu quarto vai ficar desocupado, pelo que, frisei que podíamos aproveitar esse facto para ajudar alguém a ter uma grande experiência, ainda por cima na lindíssima capital de Portugal. Após tentar solucionar os muitos problemas levantados pelos meus pais, preenchi a candidatura e acabei por enviar ainda nessa mesma noite.
Parece-me que fomos aceites mas, devido a novas circunstâncias familiares, não poderemos começar já em Setembro. Ficará para Janeiro, quando a nova leva de estudantes vier para Portugal (isto é, se os chegarmos a receber). Espero mesmo que isto acabe por se concretizar porque, pelos muitos testemunhos que li, parece ser uma experiência incrível. Já tive vários colegas de outras nacionalidades, mas penso que será completamente diferente contactar com outra cultura, língua, costumes e valores na minha própria casa. Alguém por aí já foi uma família de acolhimento?