Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
De 8 a 11 de Setembro, a vila de Cascais tem estado a receber um Festival fantástico, parte integrante do Festival Internacional da Cultura. Lumina - Festival da Luz decorre ao longo de um percurso de 26 peças onde os visitantes têm a oportunidade de observar inúmeros espectáculos de luz e som, desde danças a projeções de luz em edifícios emblemáticos da localidade e até obras interativas. Como voluntária, estive a ajudar os visitantes a interagir numa dessas obras e digo-vos que o sorriso era notório na cara de todos eles.
Este Festival é algo único no seu género em Portugal. Hoje, no último dia, faço-vos o convite de passarem por lá, seja com a família ou os amigos, para apreciarem estes cenários mágicos, montados por artistas de todo o mundo. Cascais, por si só, já é uma vila lindíssima, mas à luz destas montagens torna-se completamente arrebatador.
Tenho adorado interagir com tantos turistas e tem sido uma oportunidade fantástica de treinar o inglês, o francês e o espanhol. Já me cruzei com pessoas tão interessantes que não se importaram de dar dois dedos de conversa a uma voluntária parada à quatro horas no mesmo sítio. Os artistas foram todos impecáveis e explicaram-me todos os pormenores sobre o funcionamento e criação das suas obras. Se eu, que estou quatro horas no mesmo ponto do percurso (o que à partida, parece bastante aborrecido), saio de lá com uma satisfação enorme, é garantido que alguém que faça todo o percurso irá adorar.
Para garantir o máximo proveito da experiência sugiro apenas que que descarreguem a Lumina App através do Google Play e da App Store, visto que esta tem informação extra sobre as obras e um mapa do percurso. O Lumina é completamente gratuito, o que é de aproveitar. Deixem-se surpreender pelo ambiente :)