Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mudanças

por Sara, em 01.08.15

Antes de mais peço imensas desculpas, tanto pela quantidade de tempo que vos deixei sem posts como pelo facto de não ter andado a visitar os vossos blogs. Nestas férias tenho andado a saltitar de um lado para o outro e em muitos dos sítios não tinha acesso a um computador, sendo que era impossível vir aqui.

 

Soube à pouco tempo que fui aceite na escola que tinha como primeira opção para este ano. Supostamente deveria estar feliz por isso, mas não estou. Sempre estive no ensino privado e estou com bastante receio de como as coisas vão correr no público. De certo não acontece o mesmo em todas as escolas, mas tenho ouvido muitos comentários sobre a pouca preocupação dos professores, a correção de testes ao calhas e o facto de se limitarem a ler o manual ao dar matéria.

Sempre estive habituada a que os professores explicassem com cuidado, a que seguissem os critérios rigorosamente e a que se preocupassem bastante connosco, tentando sempre mostrar-nos aquilo que podíamos melhorar. Portanto, o meu medo é crescente quando penso neste assunto.

Para além das notas descerem, tenho receio de não ser bem integrada. Não vou mudar de escola no início do ciclo e, consequentemente, as turmas já se conhecem e os grupos já estão formados. Há uma turma na qual tenho uma grande amiga e é nessa que quero ficar, visto que ela me diz que é uma excelente turma. Mas e se ficar numa das outras, que todos consideram ser piores, tanto para o desempenho escolar como em termos de pessoas? 

 

Por outro lado, estou ansiosa por sair do colégio. De mudar de ares, de ter uma experiência diferente, de fazer novos amigos e principalmente de livrar-me das pessoas que já estavam comigo à muitos anos e que não me faziam nada bem. A maioria delas era muito falsa e não tinha qualquer parecença comigo. Tenho amigos que já andaram na escola para a qual vou e dizem que não há qualquer diferença entre as pessoas que lá andam e as pessoas de que eu falo do colégio. Mas, pelo contrário, há quem diga que vou notar uma diferença gigante e que vou preferir de certeza as que andam naquela escola. Não sei em quem confiar, mas tenho esperança que seja nestes últimos.

 

Há riscos nesta mudança e não sei bem do que estar à espera, mas tenho a certeza que se trabalhar e me esforçar para obter os resultados que quero, as coisas irão correr bem. Agora é esperar por Setembro para saber a turma em que fiquei e, entretanto, aproveitar as férias ao máximo :)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:07


32 comentários

De Joana Freitas a 01.08.2015 às 12:43

Ahaha, é o que digo, só não acerto nos números do Euromilhões! :)


Hum... No público podes ter mil e uma coisas, mas há professores tão ou mais competentes do que no privado, acredita, Sara! Desde sempre que andei em escolas públicas e, felizmente, tive sempre uma elite de professores espetaculares, desde o meu ensino primário até agora ao secundário! O único azar que tive foi com um professor lá no 5º ano que era mau como tudo, e outra professora no 11º que não sabia do que falava, porque de resto, tive muita mas muita sorte. E vais ver que contigo vai ser o mesmo :) Quanto às pessoas, existe um pouco de tudo em todo o lado... Vais apanhar snobs, malcriadas, egoístas and so on, mas também vais apanhar algumas pessoas porreiras que só queres levar contigo para o resto da vida - foi o que me aconteceu agora no secundário. Nem tudo é mau, acredita, e como o ditado popular diz: Quem muda, Deus ajuda. E vais ver que vais ter a ajuda dele ou de quem tu acreditares :)

De moon a 01.08.2015 às 13:29

boa sorte nessa nova escola e não te preocupes, em princípio tudo correrá bem :)

De Daniela S. a 01.08.2015 às 15:08

Ena, tantas mudanças! Espero que tudo te corra bem. Nunca andei no ensino privado, mas se já foste habituada a estudar por mais do que o manual, mantém esse hábito e esforço e verás que consegues tirar notas excelentes =D a nível de turmas talvez não te saiba ajudar muito, já que nem eu me ajustei bem. Sê tu mesma, para toda a gente. O ensino secundário tem muitos prazeres mas também traz muitos desgostos. Depende um pouco de escolas, por exemplo: eu passei dois anos infernais numa escola e quando mudei (ambas de ensino público) no 12º ano, foi o ano mais feliz da minha vida. Não tinham nada em comum.
Vais ver que te vai correr tudo bem! =)

Beijinhos!

De brittany a 01.08.2015 às 17:18

Vais-te rir, mas gravei um CD com a minha turma quando andava no 1º ano. Gravamos umas músicas e cada um ficou com o seu CD xD


Não tenhas medo, eu acho que vais adaptar-te bem ao ensino público. Pessoalmente, posso dizer que tive professores muito bons, mas sim, vais apanhar sempre algum desprezível. Vais entrar para que ano?

De Cris a 01.08.2015 às 17:57

Hmm, queria acreditar que sim, mas o mais certo é nunca mais lhe colocar a vista em cima :/ É porque não tinha de ser...


Bem, eu ao contrário de ti nunca andei no privado, por isso não te posso ajudar muito. Posso é falar da minha experiência do público e digo-te que relativamente aos professores, há de tudo... Os que vão pelos manuais, os que explicam por eles próprios, os que seguem os dois registos...Tive deles que não explicavam pelo livro e não explicavam nadinha na mesma. Por outro lado tive aqueles que explicavam pelo livro e eram excelentes... Por isso, um passo de cada vez. Preocupa-te com o presente e quando for altura de te preocupares com a escola, o farás.
Quanto aos colegas, sei que é muito chato mudar de turma, mas vais ver que com o tempo te irão acolher, mesmo que os "grupinhos" já estejam formados.


Beijinhos*

De filipa. a 01.08.2015 às 22:30

obrigada sarinha (:

De Khaleesi a 02.08.2015 às 03:40

Acho que estás a ser precipitada no teu juízo. Há escolas e escolas, e não é por um estabelecimento de ensino ser público que se torna automaticamente pior do que um privado. Eu digo isto também de forma meio defensiva pois sempre estudei em escolas públicas e, durante toda a minha escolaridade, apanhei óptimos professores com quem ainda hoje converso, apesar de já estar a terminar a universidade. De qualquer modo, o principal papel é teu e tens de ser tu a empenhar-te ao máximo para atingir bons resultados. As amizades de certeza que também irão ser construídas com o tempo, basta dares uma oportunidade aos teus novos colegas. Beijinhos :)

De pat a 02.08.2015 às 21:12

Vais entrar para que ano? Isso dos professores é relativo. Na minha escola tanto havia professores rigorosos como professores baldas. Erros há sempre, por isso se os teus professores cotarem a prova nas respostas, quando te entregarem somas tudo e vês se bate certo ou não. As correcções dos testes também servem para emendar erros. Não te preocupes.
Quanto aos amigos, se fores para o 10º ano não te preocupes com isso dos amigos, muitos que entrarem para a turma são novos e também não têm amigos, depois é uma questão de te integrares. Eu quando entrei para o 10º tinha amigos na turma e mesmo assim não me adaptei, mas consegui fazer algumas amizades. Isso vai depender muito da escola e de como são as pessoas. Não tenhas medo, não é nada de outro mundo.

De jules emerson. a 02.08.2015 às 23:58

Vais ver que tudo vai correr bem! :) vais fazer novos amigos e até vais gostar de lá andar! :)
Espero que esteja tudo bem contigo!
Miss you <3 Beijinhos!

De Miguel Alexandre Pereira a 03.08.2015 às 16:41

Espero que essa mudança valha a pena, é normal que ao principio seja mais complicado de adaptar mas com o tempo tudo vai correr melhor. Força nisso e muito boa sorte :)


http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

Comentar post


Pág. 1/4




Links

Blog de moda

Social Media


Pesquisar

Pesquisar no Blog