Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



#Tb ao Verão

por Sara, em 16.09.15

Parece que há quem só viva quando está em férias de Verão.

Durante as aulas há testes, há avaliações, há situações de stress, há professores que não nos compreendem, há pressão para que tenhamos as notas que necessitamos. Admito que sim. Mas é tudo uma questão de organização.

Quando estamos de férias, todos os dias são bons. Sejam eles passados na praia, em saídas à noite, em almoços com amigos ou até mesmo a ver episódios das nossas séries preferidas. Mas no tempo de aulas estes momentos não desaparecem, apenas se tornam menos regulares. Talvez não consigamos ver 4 filmes de seguida, mas podemos sempre ver um. Talvez não dê para estarmos três horas à conversa com um amigo, mas podemos sempre gastar uma meia horita. Talvez percamos uma tarde inteira a rever a matéria para um teste na Quarta-feira, mas podemos sempre ir jantar fora para compensar.

É normal que nem todos nós tenham vontade de estudar apenas porque é bom e nos faz bem. O primeiro passo é, sem dúvida, arranjar motivação. O que é que vai acontecer se nos desleixarmos a estudar e depois precisarmos de uma centésima para entrar no curso que queremos? Ou de ter tido mais meio valor no teste para os nossos pais nos deixarem ir à festa do ano? Vamo-nos sentir mal. Muito mal.

Vejo por aí muitos comentários do género "Tragam o Verão de volta" e "Vamos voltar à época em que éramos felizes". As coisas não são assim. Se não tivéssemos aulas, para além de não sabermos nada, nunca daríamos valor ao Verão. Provavelmente nem conhecíamos muitas das pessoas com quem queremos fazer planos. E é verdade que o Verão é uma época fantástica, mas a vida de estudante também o é. Quando formos mais velhos vamos relembrar, com muito carinho, tudo aquilo que aprendemos e todos aqueles momentos que passámos no Secundário, enquanto alunos, e não só os momentos de diversão durante as férias.

E é por isso que, apesar de não parecer ser grande coisa agora, devemos dar mais valor ao que estamos a viver, sejam aulas ou aquelas pausas com amigos que acabam por ser a nossa escapadela depois de tardes e tardes a estudar. Tudo assenta num equilíbrio entre o estudo e a diversão. Se o estudo for produtivo, é possível continuarmos a divertirmo-nos, mesmo que o Verão já tenha acabado.

Se há coisa que eu sei, é que um ano escolar não precisa de ser um martírio. 

Bom regresso às aulas a todos!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:42


25 comentários

De twilight_pr a 16.09.2015 às 15:51

Gostei imenso do teu texto e concordo com ele!
Bom regresso às aulas querida, beijinhos grandes!

De twilight_pr a 16.09.2015 às 15:56

Quando tiver de novo estofo para ler Saramago vou pegar nesse livro, possivelmente.
Sim, já falei nisto aqui - mas digo-te de novo -, não faz mal. Sim gostei de ler "Os Mais" achei uma história bastante interessante.
Beijinhos*

De Cris a 16.09.2015 às 16:28

Ora nem mais... Mas para quem não gosta da escola torna-se muito complicado na mesma...
Sou muito sincera, as músicas que eu ouvia dele eram apenas duas xD Mas o concerto teve tanta energia e surpreendeu-me tanto que agora ando a ouvir as outras todas!!!
Quanto aos comentários de amigos torna-se complicado... Eles estão todos a conseguir e eu sou de uma área que não está, de todo, numa situação favorável... Ainda por cima existindo cada vez menos crianças... :/
Beijinho e obrigada pelo apoio. Tem um bom ano*

De jules emerson. a 16.09.2015 às 18:17

Adorei este post! Acho que tens tanta razão! E sei que às vezes penso tal e qual como tu disseste que não devíamos. Mas concordo contigo porque é mesmo na escola que fazemos a maior parte das amizades, para além de ser muito importante para o nosso futuro e tal como tu dizes não tem de ser um martírio! 
Beijinhos!

De Cátia Reis a 16.09.2015 às 22:07


Olá querida, daqui é a Isabela, do blog Typewriter. Na realidade, o meu nome é Cátia Reis (deves de saber isso), mas estou a comentar aqui para te avisar que agora, geralmente, encontro-me mais presente por este novo endereço do que no typewriter e gostava muito de poder continuar a falar contigo...sempre te tive como uma amiga virtual boa e não gostaria nada de perder o contacto contigo. Passa por lá e responde-me...aproveita e também manda-me um email, perdi o teu quando mudei de telemóvel.
Beijinhos, fico a aguardar o teu contacto!

De jules emerson. a 16.09.2015 às 23:42


Sim, e acho que devemos mesmo pensar assim :) 


Mudei, maggie não fazia muito sentido, porque só o tinha mesmo porque gostava da Maggie dos Simpsons, acho a fofinha xD Mudei para este porque é uma personagem de uma das minhas trilogias preferidas e acho que tem algumas coisas a ver comigo... :) 


Vou ficar à espera das tuas perguntas :) 

De twilight_pr a 16.09.2015 às 23:55

Obrigada fofa, acho que ela fez um bom trabalho neste visual a Pipa.

Espero que gostes de ler o livro, eu pelo menos gostei e também gostei bastante das personagens.
Claro que sim, este ano ninguém vai esquecer e por bons motivos!
Beijinhos*

De Mystic a 17.09.2015 às 09:36

Eu já terminei o meu 12º ano, e decidi não ir para a universidade e fui tirar o curso de Cabeleireira, que sempre foi algo que eu gostei. Mas eu concordo plenamente com aquilo que estás a dizer, porque eu na altura, dizia que não queria acabar o 12º ano, que estava farta de estudar, só me apetecia desistir e que estava exausta. Felizmente, tenho uns pais que me seguram naquilo que sabem que um dia me viria a arrepender, eles "proibiram-me" de desistir, e ainda bem que assim foi, porque hoje em dia, olhando para trás ia-me arrepender tanto... Por vezes já penso se não deveria ter ido para a universidade, mas pelo menos o 12º ano é mesmo fundamental, porque mesmo com essas habilitações já é complicado para arranjar trabalho, imagino se tivesse só o 9ºano... andava a arrancar cabelos neste momento x)<br />Desculpa o testamento, e desejo-te muita boa sorte para o início de um novo ano letivo! Beijinhos :)

De sweet a 17.09.2015 às 11:37

Um bom regresso para ti também e concordo com organização, motivação (e muita cafeína no sangue) tudo se faz! :)

De Cris a 17.09.2015 às 16:34

Obrigada por todas as palavras :)
Eu quero muito acreditar que a realidade do mundo da educação vai mudar. Caso isso não aconteça espero que haja (algures em Portugal) um cantinho para mim...
Há dias em que desespero e há outros em que a esperança surge... Acho que vou ter de me acostumar!
Beijinhos*

Comentar post


Pág. 1/3




Links

Blog de moda

Social Media


Bloglovin

Follow

Pesquisar

Pesquisar no Blog