Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



#Tb ao Verão

por Sara, em 16.09.15

Parece que há quem só viva quando está em férias de Verão.

Durante as aulas há testes, há avaliações, há situações de stress, há professores que não nos compreendem, há pressão para que tenhamos as notas que necessitamos. Admito que sim. Mas é tudo uma questão de organização.

Quando estamos de férias, todos os dias são bons. Sejam eles passados na praia, em saídas à noite, em almoços com amigos ou até mesmo a ver episódios das nossas séries preferidas. Mas no tempo de aulas estes momentos não desaparecem, apenas se tornam menos regulares. Talvez não consigamos ver 4 filmes de seguida, mas podemos sempre ver um. Talvez não dê para estarmos três horas à conversa com um amigo, mas podemos sempre gastar uma meia horita. Talvez percamos uma tarde inteira a rever a matéria para um teste na Quarta-feira, mas podemos sempre ir jantar fora para compensar.

É normal que nem todos nós tenham vontade de estudar apenas porque é bom e nos faz bem. O primeiro passo é, sem dúvida, arranjar motivação. O que é que vai acontecer se nos desleixarmos a estudar e depois precisarmos de uma centésima para entrar no curso que queremos? Ou de ter tido mais meio valor no teste para os nossos pais nos deixarem ir à festa do ano? Vamo-nos sentir mal. Muito mal.

Vejo por aí muitos comentários do género "Tragam o Verão de volta" e "Vamos voltar à época em que éramos felizes". As coisas não são assim. Se não tivéssemos aulas, para além de não sabermos nada, nunca daríamos valor ao Verão. Provavelmente nem conhecíamos muitas das pessoas com quem queremos fazer planos. E é verdade que o Verão é uma época fantástica, mas a vida de estudante também o é. Quando formos mais velhos vamos relembrar, com muito carinho, tudo aquilo que aprendemos e todos aqueles momentos que passámos no Secundário, enquanto alunos, e não só os momentos de diversão durante as férias.

E é por isso que, apesar de não parecer ser grande coisa agora, devemos dar mais valor ao que estamos a viver, sejam aulas ou aquelas pausas com amigos que acabam por ser a nossa escapadela depois de tardes e tardes a estudar. Tudo assenta num equilíbrio entre o estudo e a diversão. Se o estudo for produtivo, é possível continuarmos a divertirmo-nos, mesmo que o Verão já tenha acabado.

Se há coisa que eu sei, é que um ano escolar não precisa de ser um martírio. 

Bom regresso às aulas a todos!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:42


Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.




Links

Blog de moda

Social Media


Pesquisar

Pesquisar no Blog