Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Zootopia: Melhor filme de animação do ano?

por Sara, em 14.08.16

Com tantos grandes filmes de animação no passado, entre os quais não posso deixar de destacar Rei Leão (que já data de 1994) e Hércules (os meus preferidos de infância), seria de esperar que os padrões estivessem a diminuir, tal como tem acontecido em vários outros tipos de arte (como é o caso da pintura e da música). No entanto, se há coisa cuja qualidade se recusa a diminuir, são os filmes de animação.

 

Inside Out, considerada a melhor animação do ano passado, tem uma classificação altíssima de 8.3 no IMDB. Não percebia como é que um mero filme de animação apresentava uma pontuação destas, superior às de The Butterfly Effect e Predestination, dois dos meus filmes preferidos. No entanto, depois de o ver, compreendo que não se trata de um mero filme de animação. É muito mais do que isso, versando temáticas tão importantes como as emoções, a natureza humana, o crescimento e a formação do carácter. A tristeza demonstra ser um sentimento tão valioso para o nosso amadurecimento quanto a alegria, visto que um crescimento saudável passa pela experiência de todas as emoções. É incrível como um filme infantil teve a ousadia de levantar questões tão sérias sem perder a simplicidade necessária para agradar ao seu grande público.

O mesmo aconteceu com Zootopia, com um mísero ponto a menos, apresentando um 8.2. Decidi vê-los a ambos durante a mesma tarde e eis que fiquei maravilhada. Já tinha boas expectativas para o Inside Out, não apenas por ter sido o vencedor de um Óscar mas pelas várias opiniões que tinha ouvido, inclusivé de pessoas que não são propriamente fãs de filmes de animação. No entanto, Zootopia rebentou a escala das expectativas, se é que existia alguma, e é disso que vos venho falar hoje.

 

Zootopia começa com a história de uma pequena coelha, Judy, que quer ser a primeira coelha a tornar-se uma polícia na grande cidade de Zootopia. Muito diferente dos seus pais, que dizem que "ter sonhos é normal", mas não os devemos tentar conquistar, esta representa a típica heroína: positiva, muito determinada, que gosta de provar a todo o mundo aquilo que vale e que tem como maior objetivo "melhorar a vida da cidade". Acaba por ser um pouco ingénua, razão pela qual estamos a torcer por ela o filme todo.

 

Esta encontra várias personagens na sua jornada, todas muito diferentes e bem desenvolvidas, especialmente aquele que se vem a tornar o seu parceiro não oficial na resolução do crime, Nick. Este trata-se de uma raposa mázinha que vai demostrando as suas verdadeiras cores ao longo do filme, sempre com uma personalidade bastante cómica. Estes dois têm perspectivas de vida muito diferentes, sendo que Nick se subordinou aos preconceitos que tinham em relação a ele enquanto Judy faz tudo o que pode para acabar com eles. Todas estas diferenças contribuem para deixar o enredo bastante mais interessante.

 

 

Apesar do desenvolvimento da história se tornar um pouco previsível, como é costume das histórias Disney - não que isso seja mau - o facto de todo o enredo girar à volta de um crime e da sua resolução torna o filme dinâmico. Esta ideia estilo policial foi, na minha opinião, algo original e bem conseguido.

Todos os cenários estão incrivelmente bem feitos, cheios de cor. A cidade foi desenhada de uma maneira espectacular, apresentando diferentes bairros e engenhocas adaptados às diferentes espécies de animais que lá vivem. Tudo foi pensado ao pormenor, desde os aspersores da floresta até ao funcionamento das lojas. As próprias referências às tecnologias de hoje em dia, sendo que o toque do telemóvel e o sistema de vídeo são semelhantes ao de um Iphone, torna o filme bastante actual.

 

 

A animação, como não podia deixar de ser, é excelente. A dobragem está perfeita e acho que as vozes transbordam emoção e não se podiam enquadrar melhor nestas personagens, tendo o privilégio de ter como uma música principal uma música da Shakira que, apesar de não ser um dos seus grandes hits, se enquadra bem no filme.

 

Zootopia é o exemplo perfeito daquilo a que se chama "reflexão através do entretenimento". É um filme que, através do humor e da animação, consegue passar uma mensagem poderosa. Não se trata de algo apenas para crianças. Apesar de simples, faz inúmeros paralelismos com o mundo real e apresenta até algumas críticas inerentes às pessoas do governo e à manipulação a que estas nos sujeitam. Os temas do preconceito e da diversidade são transversais a todo o filme, onde se incentiva a irmos atrás dos nossos sonhos sem ligarmos aos estereótipos. Apesar do tema já não ser propriamente novo, a execução é o que realmente torna este filme diferente de todos os outros que já vimos. E apesar de ser previsível e até cliché (chamem-lhe o que quiserem), não há como negar que está muitíssimo bem desenvolvido.

 

Eu, que não sou nada de repetir filmes, teria todo o gosto em fazê-lo. E porquê? Porque este filme, especialmente quando acaba, nos deixa com um enorme sorriso na cara. Qual é o objetivo de um filme de animação se não esse?

 

Follow

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:07


13 comentários

De Only one girl a 14.08.2016 às 21:21

Tenho de experimentar em ver, parece me muito interessante. Sinceramente nunca percebi o por que de Incide Out, mas ja sei que é bom.
Beijinhos...
http://ourfriendshipisforever.blogs.sapo.pt

De Connor a 14.08.2016 às 22:38

Eu gostei imenso do Zootopia! Penso que é o melhor filme de animação que já vi, com mensagens poderosas, e não acho que seja direcionado em especial ao público infantil.

De filipa. a 15.08.2016 às 00:13

muito bonito mesmo ...e posso dizer que tenho a honra de viver a sensivelmente meia hora de distância. porém, , grande parte da serra já vai perdendo a sua beleza natural devido aos incêndios, infelizmente :/
um beijinho sarinha!

De twilight_pr a 15.08.2016 às 01:23

Oh é sempre aquele mimo, porque este cantinho e as pessoas que fazem parte deste cantinho apoiam-me sempre. Que pronto.. :3
Obrigada, fico contente por teres gostado da one-shot ^^

Beijinhos grandes*

De twilight_pr a 15.08.2016 às 01:27

O Inside Out é um dos meus filmes favoritos de animação, o que já é um pouco complicado porque a minha lista de filmes de animação já está a ficar cheia demais e acabamos por subir ainda mais a fasquia. Mas é verdade, trata de tanta coisa que na altura quando o vi, foi nos meus anos do ano passado, adorei por completo o filme e sem dúvida o filme.
Depois o Zootopia um filme que  entrou na lista logo a seguir ao Inside Out, tratando de coisas serias sem que as crianças, para quem os filmes normalmente têm maior destaque, não se apercebam realmente dos assuntos que estão a ser tratados nos filmes e nós os crescidos compreendemos e interpretamos o que estamos a ver da forma como a Disney nos quer presentear e ficamos completamente deslumbrados como é que eles conseguiram fazer aquilo!
Adorei o filme, adorei ambos os filmes :D

Beijinhos grandes*

De Cris a 15.08.2016 às 16:58

Ai, gosto tanto deste novo visual :D


Vou tentar aproveitar, mas sem ter com quem sair torna-se complicado... Vou passá-las enfiada em casa, estou mesmo a ver, como sempre.
Beijinhos*

De • Smartie a 15.08.2016 às 19:30

Sim, ahah :D
O primeiro é uma réplica da Hedwig, a coruja do Harry, e o segundo é uma réplica do medalhão dos Slytherin, que é um dos Horcruxes.

Concordo plenamente, são mesmo :)

De wonder girl a 16.08.2016 às 12:44

Sim, penso que sejam. Ao que parece ando virada para livros que tenham romance pelo meio este ano xD

De Tay a 16.08.2016 às 18:03

Gostava de ver o filme: Zootopia 😘

De Joana Freitas a 16.08.2016 às 18:05

Nunca vi nenhum dos dois. Aliás, já não vou ao cinema desde o ano passado... Tenho de ver se encontro um filme do meu gosto para remendar essa questão, ehehe :)

Comentar post


Pág. 1/2




Links

Blog de moda

Social Media


Pesquisar

Pesquisar no Blog